O Ghee na Ayurveda

Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência, a qual dispõe de vasto leque terapêutico, que vai desde aconselhamento alimentar e estilo de vida, meditação, yoga, massagens, banhos, fitoterapia, até pancha karma, que são processos de limpeza e desintoxicação. Podemos ver que o GHEE é muito usado em várias terapias da Ayurveda. Segue abaixo algumas essas terapias.

 

Nasya Karma copy

Nasya

Processo de desintoxicação de cabeça e face através da realização de massagem facial seguida de aplicação de Ghee medicado ou outros óleos medicados nas narinas e de vapores também medicados na região da face, para o tratamento de várias patologias da cabeça e face.

.

.

Hiridibasti Hridi Basti

Atuação terapêutica no campo físico e/ou emocional do chakra cardíaco, através do uso externo de Ghee medicado com ervas e aquecido.

.

.

5

.Kati Basti

Tratamento para dores lombares e região, com a colocação de Ghi medicado com ervas, semi aquecido, em um envoltório feito de cereais para ser colocado ao redor da base da coluna. O Ghi medicado e aquecido é colocado na cavidade que se forma e permanece no local durante um período pré determinado.

.

.

Imagen 312

Netra Basti

Tratamento para os olhos com a colocação de Ghee medicado com ervas aquecido em um envoltório feito de cereais para ser colocado ao redor dos olhos. O Ghee medicado e aquecido e colocado na cavidade que se forma em volta dos olhos e permanece no local durante um período pré determinado.

.

.

14

Janu Basti

Tratamento na região do joelho com a colocação de Ghee medicado com ervas aquecido em um envoltório feito de cereais. Indicado para pós operatório, para problemas de artrite em geral e também como preventivo de osteoporose.

.

.

13

Greeva Basti

Tratamento na região da nuca com a colocação de Ghee medicado com ervas aquecido em um envoltório feito de cereais, indicado para problemas na cervical, tais como artrite, efeito chicote e outros.

 

 

 

 

Na Ayurveda o Ghee também é usado:

Para Massagem Abhyanga, aplicar ghee por todo o corpo, isso fará penetrar diretamente nos tecidos mais profundos, diz-se que 60% ​​do que é colocado sobre a pele é absorvido pelo corpo.
A ciência ocidental descobriu que massagear a pele cria endorfinas ou peptídeos, que melhoram o sistema imunológico do corpo.
De acordo com o Samhita Charak, Abhyanga regular retarda o processo de envelhecimento.
Ghee é usado em Purvakarma (Panchakarma precoce), onde uma pequena quantidade de ghee é tomado logo no início da manhã para olear os órgãos internos e “dissolver”, AMA ou a toxicidade dos tecidos, permitindo que eles sejam transportados para do tracto digestivo para a eliminação.
Ghee é utilizado como um portador de ervas por causa de sua suprema qualidades de penetração.